Varre-Sai realiza o Festival do Vinho neste domingo!!

25 de julho de 2022 0 Por Silvana

O mês de julho é o mais festivo em Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. É quando acontece o tradicional Festival do Vinho, uma celebração à cultura italiana tão presente no município. Após dois anos sem a realização física, o evento, que vai acontecer no último domingo deste mês (31), promete atrair visitantes de vários estados. A abertura do primeiro barril acontecerá a partir das 12h30, pelo prefeito Silvestre Gorini, na área de lazer Pedro de Assis Moraes. Entre as atrações principais, shows do cantor Frejat e Barões da Pisadinha .

A abertura dos portões será realizada às 11h. Acontecerão ainda shows com Old Songs, Attività Power Trio, Moby Jam, Banda MC6 e apresentação da Penélope DJ. Para ter acesso ao Festival do Vinho, com distribuição de vinho liberada, é necessário adquirir um caneco, à venda pelo site 

https

://

uticket

.

com

.

br

/

event

/

01I1UANRL8FV4H

.

A secretária municipal de Turismo de Varre-Sai, Fátima Pimentel, falou sobre a retomada do evento. “Não imaginávamos que seríamos surpreendidos por uma pandemia, que nos levou a adiar duas edições dessa, que é a maior festa da região. O Festival do Vinho deverá ser lembrado como um momento de brinde à retomada “, lembrou.

O 47º Festival do Vinho de Varre-Sai é uma realização da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Educação e Cultura.

Final de semana de eventos

A programação começa na quinta-feira (28), com abertura das barracas e Tenda Eletrônica com DJ Silver e DJ Raianne Nunes.

O evento prossegue na sexta-feira (29), com a realização do concurso Garota Festival do Vinho. Acontecem apresentações com Companhia do Choro, Grupo Baden Baden, Banda Parâmetro e apresentação do bailado italiano, e ainda Tenda Cultural D’Itália.

A festa prossegue no sábado, a partir das 16h, com a Lira Santa Cecília, Banda Marcial Giuseppe Tupini e bailado italiano, abrindo o desfile das famílias italianas pelas ruas da cidade. Na área de lazer Pedro de Assis Moraes, a programação prossegue à noite, com realização do Mini Tombo da Polenta, show com o grupo típico Toni Boni, seguido das Bandas Alta Voltagem e Calibre Oculto e a cantora Laura Lima.

— Após dois anos, vamos realizar de maneira presencial, o Concurso Garota Festival do Vinho e o desfile das famílias italianas. Estamos trabalhando, com toda a equipe da Secretaria de Educação e Cultura envolvida, para que o evento seja um sucesso. O bailado italiano está passando por uma renovação e pela primeira vez, a banda marcial Giuseppe Tupini, acompanhada da Lira Santa Cecília, virá abrindo o desfile das famílias, dando as boas-vindas aos turistas e ao povo varre-saiense que está de braços abertos aguardando os visitantes — afirmou o secretário municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, Carlos Alberto da Silva.

A secretária Fátima Pimentel lembrou a tradição da cultura italiana do Festival, no evento que é o mais aguardado do ano. “As famílias se reúnem para o desfile pelas ruas da cidade , regado a muito vinho, comidas típicas e músicas italianas. No domingo, as adegas com o vinho de jabuticaba liberado, fazem a alegria dos turistas e moradores para que todos possam se divertir e valorizar o trabalho e o amor de nossos produtores de vinhos. Será o Festival dos festivais, com estilos musicais para todos os gostos e em cada tenda dos expositores terá um prato da gastronomia italiana. Sejam todos muito bem-vindos e aproveitem tudo que foi planejado com muito carinho para vocês”, destacou Fátima.

O prefeito Silvestre Gorini destacou que o vinho servido no Festival passa por rigorosos testes de aprovação. “Para selecionar o vinho que será servido no Festival, a comissão de festa contrata o sommelier, que testa todos os produtos que serão adquiridos. Após o teste, os barris são lacrados e só abertos no dia do festival. Os nossos visitantes podem ter certeza que vão tomar o vinho de melhor qualidade. Esperamos vocês, sejam bem-vindos!”, convidou o prefeito. Sem mais!!

Por: Silvana Venâncio 

Fonte: Prefeitura de Varre-Sai

Please follow and like us:
fb-share-icon