Faetec abre inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos técnicos!!

21 de julho de 2022 0 Por Silvana

Quem tem o desejo de fazer um curso técnico não precisa esperar o próximo ano começar para se especializar. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, abriu edital para o preenchimento de mais de 3 mil vagas em cursos técnicos nas modalidades concomitância externa e subsequente, além de especialização de nível técnico.

As inscrições ficam abertas até o dia 27 de julho e podem ser feitas pelo site da Fundação, 

www

.

faetec

.

rj

.

gov

.

br

. A seletiva se dará por meio de sorteio, a ser realizado no dia 30 de julho. Já as matrículas dos candidatos sorteados deverão ser feitas entre os dias 3 e 5 de agosto. Ao todo, são 38 opções de cursos técnicos, que poderão ser cursados em 33 unidades da Rede.

Algumas das áreas mais procuradas são: Administração, Automação Industrial, Análises Clínicas, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Estética, Gastronomia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Mecânica, Meio Ambiente, Produção de Moda, Química, Secretaria Escolar, Segurança do Trabalho, Teatro e Telecomunicações.

Do total de vagas, 45% são destinadas ao sistema de cotas, sendo 40% para candidatos comprovadamente carentes e 5% para Pessoas com Deficiência (PcD) e Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PTEA). Todos aqueles que optarem por concorrer às vagas reservadas deverão apresentar documentação comprobatória descrita no edital.

A Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza, unidade da Faetec em Quintino, oferece ainda 30 vagas para Especialização de Nível Técnico em Enfermagem do Trabalho. Para a sua realização, é indispensável que o candidato tenha concluído o curso Técnico em Enfermagem.

A novidade deste processo seletivo fica por conta da oferta de curso técnico em Instrumento Musical. São 25 vagas oferecidas pela Escola de Artes Musicais, em Marechal Hermes. O candidato poderá escolher entre três especialidades de estudo: Instrumento de Sopro, Cordas Dedilhadas e Friccionadas e Teclados.

Os cursos técnicos em Teatro e em Instrumento Musical serão divididos em duas fases, a primeira delas será realizada por sorteio e, para a segunda fase, o candidato será submetido ao Teste de Habilidades Específicas. Vale destacar que a Faetec é a primeira instituição do Rio de Janeiro a oferecer curso técnico em Instrumento Musical.

O cronograma, pré-requisitos e documentos necessários para matrícula podem ser encontrados no edital, disponível no site da Faetec www.faetec.rj.gov.br. Sem mais!!

Por: Silvana Venâncio 

Fonte: Faetec

Please follow and like us:
fb-share-icon